blog do GRUPO DE TEATRO BASTET

Na Ponta do Nariz - um mergulho na linguagem do palhaço



GRUPO BASTET REALIZA PROJETO DE FORMAÇÃO DE ATORES CÔMICOS COM APRESENTAÇÃO E MONTAGEM DE ESPETÁCULOS

O Palhaço Pepe Nuñes encena o espetáculo Bom Apetite e ministra oficina, como parte da programação do projeto de formação de atores cômicos Na ponta do Nariz, realizado pelo Grupo Bastet. A programação que se inicia no dia 24 de setembro com uma palhaceata, no centro de Goiânia, culmina com a apresentação de cenas curtas, produto da oficina, no Cabaré na Ponta do Nariz, em 2 de outubro, no Centro Cultural Martim Cererê.

Com agenda cheia em sua passagem por Goiânia, neste período o mestre palhaço Pepe Nuñes também dirige o espetáculo Vamos a La Praia do Grupo Bastet, que sairá em turnê por seis cidades do interior goiano a partir de fevereiro. O projeto Na Ponta do Nariz conta com apoio da Lei..., com o patrocínio de... .

Satirizando o momento eleitoral, a palhaceata coordenada pelo Grupo Bastet abrirá a programação do projeto Na Ponta do Nariz, no dia 24 de setembro, ao meio dia. Saindo do cruzamento da Rua 4 com a Avenida Araguaia, no Centro, o cortejo circense percorrerá a Rua 4, subindo a Avenida Tocantins, convergindo à esquerda na Rua 3 até chegar à Avenida Araguaia e depois encerrar o ato público em seu ponto de partida. “Os candidatos percorrem este mesmo itinerário em Goiânia declamando muitas propostas absurdas no período eleitoral. Façamos as nossas em tom de protesto!”, conclama Thiago Moura do Grupo Bastet.

Dando continuidade ao projeto, no dia 26 de setembro, o público goiano confere o trabalho Bom Apetite, encenado e dirigido por Pepe Nuñes, às 18 horas, no palco do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O espetáculo de 55 minutos para todas as idades reelabora cenas e situações clássicas dos cômicos populares, convidando o público a compartilha com o ator o lado ridículo e inocente do ser humano.

De acordo com Pepe Nuñes, Bom Apetite é um “espaço de brincadeira”, delimitado para jogos e cumplicidade, onde as pessoas riem de si mesmas, trazendo a tona o que todos nós temos de mais irreverente, descontraído e ingênuo. No “cardápio” da peça, música, mágica, malabarismo, jogos coletivos e, naturalmente, muita palhaçada.

Oficinas

Segundo o ator Thiago Moura do Grupo Bastet, a ideia do projeto surgiu a partir do desejo de aprofundamento e de capacitação de profissionais de teatro que participaram das oficinas do Festival Internacional de Teatro do Corpo Ritual, do Festival Palhaçada e do Palco Giratório do SESC Nacional, em Goiânia. “Nos vimos rodeados por uma estética que começava a ganhar muita força em Goiás e que mostrava capacidade de comunicação com os problemas e inquietações dos artistas locais”, lembra Thiago. A oportunidade de parceria criativa com o palhaço espanhol, Pepe Nuñes, surgiu justamente nesta agenda de qualificação.

Radicado em Florianópolis, Pepe Nuñes vai compartilhar sua experiência ministrando a oficina O Clown, um navegante de emoções, entre 27 de setembro e 02 de outubro. De conteúdo avançado, o curso intensivo atenderá 20 atores de oito diferentes grupos de teatro do Estado, conforme prevê o projeto Na Ponta do Nariz.

Cada grupo ou ator integrante da oficina apresentará, no último dia da oficina, uma cena curta ou número cênico/circense, encerrando o ciclo de capacitação no Cabaré Na Ponta do Nariz, no Centro Cultural Martim Cererê. O espetáculo será apresentado pelos palhaços Florentim e Henriqueta Zabeta (Grupo Bastet), com atração musical e participação especial de Pepe Nuñes.

Estréia

Durante sua estada em Goiânia, também é missão do mestre palhaço a montagem do espetáculo Vamos a La Praia do Grupo Bastet. Em sua concepção, a nova criação deverá se utilizar do poder do imaginário infantil. “É uma proposta de espetáculo recheada de sensações, sentimentos, segredos, sonhos e emoções com as quais todos nos identificamos e carregamos na lembrança”, descreve a atriz Sandra Santiago.

Tudo começa quando os palhaços Florentim e Henriqueta Zabeta resolvem, em um lindo dia de sol, ire à praia. No entanto, na cidade onde moram não existe praia. Inconformados, organizam um protesto e exigem das autoridades locais que seja construída imediatamente uma praia. Como ninguém se mobiliza, a dupla de palhaços resolve construir a 1ª Praia Imaginária do Mundo. E para isso contam com o apoio de toda a platéia. Com estreia marcada para fevereiro de 2011, em Goiânia, Vamos a La Praia viaja em seguida para Jataí, Rio Verde, Porangatu, Trindade, Goiás, Catalão e Anápolis.

Serviço:

24/09 (sexta) – Palhasseata: saída da Rua 4 esquina com a Avenida Araguaia – 12h

26/09 (domingo) – Espetáculo Bom Apetite com o palhaço Pepe Nuñes: Teatro Goiânia Ouro (Rua 03, 1.016, Galeria Ouro, Centro) – 18h

27/09 a 02/10 – Oficina: O Clown

02/10 - Cabaré Na Ponta do Nariz - às 22h, o bar abre às 21h

Mais info: 62 36090028 - www.grupobastet.com.br


Assessoria de imprensa: Larissa Mundim (zeroum comunicação)
62 9968 1658

0 comentários:

Postar um comentário

Translate: